segunda-feira, 7 de junho de 2010

PRINCIPAIS PROJETOS

PROJETO DE GOVERNANÇA DE CADEIAS PRODUTIVAS DE CULTURA
O projeto visa duas ações importantes: a primeira é a formatação e organização de cadeias produtivas locais que possibilitem o desenvolvimento contínuo das comunidades atendidas. A segunda ação é o desenho de organismo capaz de fazer a governança e a integração dessas cadeias produtivas locais e potencializar seus ativos culturais totais a fim de fortalecer a economia criativa de comunidades por todo Estado do Ceará.
O projeto realiza em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará um planejamento estratégico de cadeias produtivas do artesanato, das festas juninas e ou das festas tradicionais em quatro municípios: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Itapajé e Trairi.

PROJETO DE CRIAÇÃO DO INSTITUTO DA ECONOMIA DA CULTURA DO CEARÁ
O projeto se destina a construção de um modelo de governança capaz de gerir as possibilidades e tocar as tarefas inerentes á construção de cenários futuros para a Economia da Cultura no Ceará, alicerçado num planejamento e numa governança de cadeias produtivas da cultura, com uma rede institucional associada dos três setores e pautada por dados e informações estratégicas. Esse projeto será sem dúvida um grande diferencial na história do Ceará e uma imensa inovação no cenário cultural e econômico nacional.

PASSAPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO
A Embaixada Social desenvolveu na comunidade de Mundaú, Distrito do Município de Trairi, no Estado do Ceará. O Projeto Passaporte para o Desenvolvimento, que visa empoderar moradores, lideranças e movimentos organizados para viver o desenvolvimento social, cultural e econômico local. Em outras palavras o projeto tem a função de promover o empoderamento da comunidade e dos diversos atores locais para construir uma agenda estratégica visando o desenvolvimento sustentável da comunidade a curto, médio e longo prazo.
Hoje o projeto está sendo replicado no município de Itapajé e está sendo negociado sua replicabilidade em Irauçuba e Itaitinga.

O Projeto Passaporte para o Desenvolvimento tem a responsabilidade de socializar ferramentas que possam servir para o desenvolvimento sócio econômico e ambiental de uma comunidade. Hoje trabalhamos planejamento estratégico de comunidades com ferramentas administrativas, como: SWOT (FOFA), Teoria das Restrições, 5W2H, entre outras. Claro que tudo isso com uma adequação pedagógica a realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário